top of page

Coragem Para Ser Eu Mesma

  • Liza Silva
  • 1 de ago. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 10 de nov. de 2022

É preciso coragem para ser quem somos. É preciso coragem para ser eu mesma. É preciso coragem para você ser você mesma. Sim! CO-RA-GEM! Uma coragem que não está no outro, está em cada uma de nós. Uma coragem que não brota do acaso, mas nasce com a gente.



Quantas vezes me perguntei se eu era boa, inteligente, interessante o suficiente para alguém ou para fazer algo na minha vida? Inúmeras vezes! Só que essa não é a pergunta que deve me, ou melhor, nos guiar diante do que desejamos ser e fazer na nossa existência.


Essa pergunta ronda a nossa mente porque nós, mulheres, vivemos com uma cobrança interna e constante a nos atormentar. Vivemos a competição diária diante de outras infinitas mulheres.

Muitas vezes, por excesso de amor, nossos pais nos ajudam com isso dizendo para nós desde muito cedo: “Olha a fulaninha. Está vendo? Você tem de ser melhor do que ela.”


E, a partir dessa frase, construímos, ou melhor, acreditamos construir quem somos. Acreditamos que para conseguirmos ser quem somos, devemos ter um parâmetro: a comparação com o outro.


Isso é tão doloroso que partes de nós vão se esvaindo e, ao mesmo tempo, vão se agregando a pessoas que não têm nada a ver conosco. E pelo caminho em que essas partes se perdem, nós nos esquecemos de quem somos, de quem desejamos ser, do que podemos ser.


De repente, olhamos para a nossa vida como se fosse um oásis com o qual não nos identificamos. Vemos beleza, talvez, mas não vemos propósito. Não nos conectamos com a nossa própria vida.



Quando esse não se identificar com a própria existência aparece, é hora de parar. Soltar as amarras, respirar fundo, mergulhar dentro de nós, aquietar vozes que insistem em nos dizer o que fazer para sermos melhores. É hora de dizer não!


- "Nãoooooooooooooo!!!” Em alto e bom som!



Dizer não para tudo o que nos diminui e tenta nos colocar em um lugar que não é nosso.

Dizer não para tudo que nos faz ficar mudas diante de nossos desejos.

Dizer não para quem não agrega.

Dizer não para o que as pessoas pensam que sabem sobre nós.

Dizer não para a mediocridade em ser o que alguém disse que deveríamos ser.

Dizer não para opiniões ingênuas sobre nossas razões, nossos atos e nossas palavras.

Dizer não para a vontade de agradar o outro e não a nós mesmas.

Dizer não para convenções e ilusões que vivem a nos cegar e a nos amordaçar.



É hora de dizer não para qualquer pessoa ou situação que insista em nos desviar do que somos, do nosso propósito, do nosso Eu. É hora de dizer não para tudo isso e hora de dizer sim para nós mesmas.


Não interessa o medo, a dúvida, a expectativa sobre o que pode vir a ser. Interessa nossa consciência ativa na decisão em nos mantermos leais à nossa essência, ao nosso eu, à nossa existência.


Não interessa se voltaremos em outras oportunidades, interessa a existência de agora. O momento é agora e ele é o único que importa, é o único que pode nos situar na nossa vida de agora.


É, sim, é preciso coragem para ser quem somos.


É preciso coragem para ser eu mesma. É preciso coragem para você ser você mesma. Sim! CO-RA-GEM!


Uma coragem que não está no outro, está em cada uma de nós. Uma coragem que não brota do acaso, mas nasce com a gente.


Está no nosso íntimo e ela cumpre seu papel todas as vezes que nos amamos, nos aceitamos, nos acolhemos, nos erguemos em situações de dor, desânimo ou dúvida.


Quando nos vestimos dessa coragem, surge o alívio da escolha certa. A escolha em sermos o que nascemos para ser: nós mesmas.

Comentários


  • Facebook
  • Instagram

Auto Ser Consciente

autoserconsciente@gmail.com

São Caetano do Sul

© 2021 por Auto Ser Consciente.

Criado com Wix.com

Contato

Envie sua mensagem

Responderei em breve!

bottom of page